Não tem como fugir, na hora de preparar uma receita vegana, é praticamente impossível não pensar no tofu como grande aliado.
Entretanto, esse tipo de culinária pode ir muito além quando o assunto é explorar gostos, texturas e sabores. Mas como?
É exatamente o que a gente te conta agora. Acompanhe e conheça os melhores substitutos para o tofu!
Como substituir o tofu nas refeições?
O tofu é um ingrediente comum em muitas receitas veganas devido à sua versatilidade e conteúdo proteico, além do sabor, é claro.
No entanto, se você está procurando variar um pouco e ir além no preparo das suas refeições, há várias alternativas saborosas e nutritivas que podem proporcionar sabores únicos aos seus pratos.
Algumas delas são:
- Feijão branco
- Grão-de-bico
- Tempeh
- Seitan
Como substituir o tofu por feijão branco?
Substituir tofu por feijão branco é uma ótima opção para pratos como patês, cremes e recheios, devido à sua textura macia e suave.
Dessa forma, para usar o feijão branco como substituto, primeiro, é preciso amassá-lo bem até obter uma consistência cremosa.
Em seguida, você pode ajustar a textura adicionando um pouco de líquido, como água ou caldo de legumes, se necessário.
Por fim, basta temperá-lo bem para enriquecer o sabor, e claro, considerar especiarias e ervas que complementem os outros ingredientes da sua receita.
Como susbtituir o tofu por Grão-de-bico?
O grão-de-bico é um grande aliado para pratos que requerem uma boa textura, mas sem deixar de lado um sabor marcante, e ao mesmo tempo, leve.
Para quem deseja substituir o tofu por grão-de-bico, é possível contar com algumas alternativas, como por exemplo:
- Amasse ou processe: amasse os grãos-de-bico cozidos ou processe-os em um processador de alimentos até obter a consistência desejada. Para uma textura mais fina, é válido adicionar um pouco de água ou óleo enquanto processa.
- Use os grãos inteiros: em pratos como saladas ou ensopados, você pode usar grãos-de-bico inteiros como substituto do tofu, proporcionando uma textura agradável e um sabor leve.
- Temperos: o grão-de-bico tem um sabor mais marcante que o tofu, então ajuste os temperos conforme necessário para complementar o sabor dos grãos. Algumas dicas para isso é optar pelo uso do cominho, da cúrcuma e do alho em pó.
Como substituir o tofu por Tempeh?
Em busca de algo com um sabor mais firme para preparar suas refeições? O tempeh é uma excelente alternativa para isso.
O tempeh cai muito bem em receitas como estufados, guisados, grelhados e saladas. Mas como utilizá-lo?
- Corte o tempeh: corte o tempeh em cubos ou fatias, dependendo da receita. Ele tem uma textura mais firme que o tofu, então cortá-lo adequadamente ajuda a imitar a presença do tofu em pratos como saladas e refogados.
- Prepare o tempeh: como dito, o tempeh tem um sabor mais forte e uma textura mais granulada que o tofu. Dessa forma, o indicado é mariná-lo para infundir sabores e deixá-lo mais macio.
- Cozinhe adequadamente: refogue, grelhe ou asse o tempeh. Esses métodos de cozimento realçam são melhores para realçar o sabor e melhorar sua textura mais “rígida”.
Como substituir o tofu por seitan?
Apesar do seitan não ser tão conhecido, ainda é uma ótima alternativa para substituir o tofu em diversas refeições.
Trata-se de uma espécie de “carne” de glúten, normalmente, utilizado em receitas que necessitam de uma textura similar às das carnes, como sanduíches e afins, e tem um sabor um tanto quanto intenso.
Ele pode ser preparado das seguintes formas:
- Marinado: antes de cozinhar, mergulhe o seitan em uma marinada de ervas, especiarias, e líquidos como molho de soja ou vinagre. Isso infunde o seitan com sabores profundos, preparando-o para qualquer método de cozimento que você escolher.
- Grelhado: grelhar seitan lhe dá uma crosta exterior crocante e sabores defumados. Pincele com óleo e grelhe por alguns minutos de cada lado.
- Refogado: corte o seitan em tiras ou cubos e refogue rapidamente em alta temperatura com legumes e molho. Isso mantém o seitan suculento por dentro e levemente crocante por fora.
- Assado: para uma textura firme e sabor concentrado, asse o seitan no forno. Tempere bem e deixe assar até que esteja dourado e crocante.
- Redução em molho: cozinhar seitan em um molho rico, como molho de tomate ou curry, pode amaciar a textura enquanto absorve os sabores do líquido.
- Cozido a vapor: essa técnica é ótima para manter o seitan macio e úmido. Envolva em papel alumínio ou papel manteiga com temperos e cozinhe no vapor até estar completamente aquecido.
Você pode se interessar: Sem sal? Conheça temperos alternativos para suas receitas!
– Portobello: com uma textura carnuda, é ideal para grelhados e sanduíches.
– Shiitake: oferece um sabor umami intenso, ótimo para sopas e molhos.
– Cogumelos Ostra: tem uma textura leve que is torna perfeitos para stir-fries e pratos salteados.
– Cogumelos Cremini: são bastante parecidos com os portobellos, mas menores e com sabor mais suave, funcionam bem em uma grande variedade de pratos.
Head de SEO.